Desde da fundação da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, foi criado o Dia Mundial de Saúde com vista a OMS anualmente alertar a sociedade civil para os problemas de saúde mais relevantes da população mundial.
O que é a Saúde?
Saúde define-se como inexistência de doenças. O que significa que uma pessoa não possui doenças ou enfermidades. Entendido por muitos como um conceito inatingível.
A OMS interpreta saúde no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: em sentido mais lato, como sendo: um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
Assim: Entende-se que não bastará uma pessoa não ter doenças, é imprescindível que a pessoa saudável possua também qualidade de vida. E, nesse caso, os líderes mundiais estão vinculados constitucionalmente em garantir todas as condições adequadas de alimentação, educação, habitação e acesso à saúde.
Suas Curiosidades
Desde 1948, a OMS assinala um tema fulcral a ser debatido no Dia Mundial da Saúde, com o intuito de alertar a sociedade civil sobre alguma problemática mais pertinente de saúde.
Nos últimos anos, a OMS, tem debatido diversos motes:
2013: Hipertensão
2014: Doenças transmitidas por vectores
2015: Segurança alimentar
2016: Diabetes
2017: Depressão
70º aniversário
No seu 70.º aniversário, a OMS está a apelar a todos os Países que acatem todas as promessas firmadas nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável em 2015, e se responsabilizem com medidas concretas para melhorar a saúde de toda a população.
Já o Director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus defende: a saúde é um direito humano. Ninguém deve ficar doente ou morrer apenas porque não tem acesso aos serviços de que necessita.
Isto significará, exigir-se um esforço mundial em, garantir a todos, para que possam ter acesso a serviços de saúde de qualidade sem iniquidades financeiras.
O que saber sobre o DIA MUNDIAL DA SAÚDE
O que é a Saúde?
Suas Curiosidades
70º aniversário
Suas Expectativas
Suas Expectativas
No Brasil, na Constituição de 1988, a saúde é um marco histórico fruto das reivindicações da população brasileira. É um direito de todos, que deve ser acautelado mediante políticas sociais e económicas.
Posteriormente, a Lei Nº 8.080 instituiu o Sistema Único de Saúde SUS (PAIM, 2009). Criando o acesso universal à saúde, conforme meta da ONU.
Na actualidade, o Brasil defronta-se outros desafios, com existência de programas de incentivo a vida saudável com a prática de actividades desportivas no seio laboral e ainda de prevenção e melhoria da qualidade do trabalho.
No Portugal envelhecido do século XXI, existem regiões onde as pessoas vivem sem serviços médicos, sendo afectadas por doenças cérebro-cardiovasculares. Com predominância do acidente vascular cerebral (AVC).
O objectivo actual da Direcção-Geral de Saúde (DGS) é alertar a sociedade civil com implementação no meio escolar da prática de actividade desportiva, com redução e/ou eliminação de gordura, sal e açúcar, estimulando-se assim estilos de vida saudável.Um abraço,
Carol